-
Arquitetos: Rogers Stirk Harbour + Partners
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joe Woolhead
-
Fabricantes: Atlas Schindler, FastLane, GKD Metal Fabrics, Interpane, Josef Gartner, Permasteelisa, SEFAR Architecture, Sherwin-Williams
3 World Trade Center é o terceiro edifício definido dentro do WTC Master Plan feito por Daniel Libeskind.
A torre é caracterizada por sua estrutura metálica aparente que funciona a partir de um sistema de distribuição de carga e contraventamentos em forma de K. Esse sistema acentua o volume central do edifício e cria uma aparência mais esbelta. A estrutura aparente ajuda a dar uma escala humana às texturas da fachada, além de ser revestido por painéis de aço inoxidável para proteger os elementos metálicos.
A fachada também apresenta uma cortina de vidro e aço inoxidável com painéis de vidro recozido fortificado com camadas reflexivas. Na fachada oeste, a qual recebe o sol da tarde com todas as suas luzes e cores, o edifício trabalha com o jogo de luz e sombra dos elementos de aço inoxidável e com os painéis de vidro reflexivos para valorizar o laranja do por do sol. Desta forma, a ambiência do projeto muda ao longo do dia, de acordo com os elementos da fachada e com as diferentes configurações do céu.
A estrutura da torre permite que os cantos do edifício sejam livres de pilares, garantindo vistas panorâmicas de Nova York.
A forma da torre é articulada até o embasamento, proporcionando uma volumetria vertical e graciosa. O embasamento reforça a continuidade da Greenwich Street e abriga espaços de comércio e alguns programas de escritórios.
O lobby, com 18 metros de pé-direito é definido por um painel paralelo a Greenwich Street, e funciona para integrar o lobby com a Cortland Way e a Dey Street. O elemento é composto por painéis de vidro de 1,5x3 metros.
Uma parede de 13 metros de altura revestida com granito Zimbabwe marca a face oeste do lobby, enquanto painéis de vidro escuro e malhas metálicas finalizam os elevadores. O piso é revestido com granito Sardinian Gray.
O 3 World Trade Center oferece uma interface forte com a esfera pública entre a Cortlandt Way e a Dey Street, as quais foram revertidas em áreas de pedestres, o que irá melhorar a acessibilidade ao comércio e ao empreendimento, além de se integrar com o WTC Transportation Hub com a parcela norte da Dey Street.